Maintenance for the week of November 24:
• PC/Mac: No maintenance – November 24
The connection issues for the European PC/Mac megaserver have been resolved at this time. If you continue to experience difficulties at login, please restart your client. Thank you for your patience!

Carta do Studio Head da ZOS para a comunidade do ESO

ZOS_Kevin
ZOS_Kevin
Community Manager
w4kandy1wlqo.png
Leiam a carta para a comunidade do ESO escrita pelo novo Studio Head da ZeniMax Online Studios, Jo Burba.

Após 20 anos na indústria de jogos e 13 anos na ZOS, eu me sinto humilde e honrado por liderar nossa equipe incrivelmente talentosa e dar continuidade ao nosso trabalho em The Elder Scrolls Online. Tive a sorte de aprender muitas lições importantes ao herdar minha posição do Matt Firor, nessa constante jornada no mundo dos MMOs, tanto sobre liderança quanto sobre manter nossa longa relação com a #ESOFam.

Antes de compartilhar mais sobre quem eu sou, permitam que eu garanta a vocês, a comunidade do ESO, que o jogo não vai sofrer nenhum impacto negativo, e que o estúdio vai seguir trabalhando duro em novos recursos, aventuras e melhorias. Dissemos que há grandes mudanças no horizonte para o mundo de Tamriel, e isso não mudou. Falaremos mais sobre isso em breve.
Durante sua despedida, o Matt me disse: “O sucesso do ESO se deve a duas equipes: a equipe da ZOS e a comunidade do ESO. O jogo não existiria sem elas. Eles, [os jogadores], são o coração desse jogo e nós, desenvolvedores, jamais devemos nos esquecer disso”.

Na verdade eu passei os primeiros cinco anos da minha carreira lidando com a parte da Comunidade, primeiro em City of Heroes e depois em Tabula Rasa, ambos na NCSoft. Depois disso, fui para a parte de produção, aprendendo sobre a arte e o ofício cotidianos do desenvolvimento, antes de chegar à ZOS. Para aqueles que estão por aqui desde o beta, talvez se lembrem que eu comecei minha jornada na ZOS como Director of Community, e tive a sorte de contratar tanto Jessica Folsom quanto Gina Bruno lá no início da nossa busca por aproximar desenvolvedores e jogadores.

Quando a ZOS se aproximou do lançamento para PC do ESO, gerenciei o programa beta e fiz a transição para o cargo de Live Services Director, uma posição menos visível para a comunidade, mas na qual vocês sempre estiveram no topo das minhas prioridades. Meu papel era liderar as equipes que garantiam que o jogo continuava funcionando e sendo atualizado para vocês. Esse cargo também me colocou na intersecção entre o desenvolvimento e as equipes incríveis da Bethesda, dentre elas as de comunidade, marketing, finanças, infraestrutura, operações e gerenciamento e suporte de equipes internas, sempre trabalhando de perto com o Matt.

As bases que aprendemos ao longo dos anos não mudaram. Estes valores são as estrelas que nos guiam em tempos difíceis:
  • As pessoas em primeiro lugar, sempre com a cabeça no jogo.
  • Temos que fazer curvas quadradas*: a integridade é nossa guia em tudo que fazemos.
  • Todos pegam junto quando a tempestade chegar, e ela sempre vai chegar.
  • Reconhecer nossos erros e corrigi-los com rapidez.
  • Melhorar um pouquinho todos os dias estando abertos a feedback e focados em aprender.
  • Todos têm um lugar no nosso estúdio e nos nossos mundos.
Sobre o futuro, a perda recente de nossos colegas teve repercussões dolorosas por todo o estúdio. No momento, estamos todos trabalhando juntos e focados em aprender. Enquanto refletimos, o ESO é a nossa prioridade. Nossos parceiros da Bethesda e da Xbox acreditam, assim como eu, que o ESO, como outros MMOs que continuam recebendo atualizações para seus mundos depois de 10, 20, e até mais de 30 anos, é um lar a longo prazo para os nossos jogadores. Quando adicionamos essa visão de durabilidade de mais de 30 anos para nossa lista de estrelas que nos guiam, nos sentimos ancorados e com um propósito claro, mesmo quando as tempestades chegam. Ainda nos atemos aos nossos valores. Seguimos construindo o ESO com vocês e para vocês. Ainda somos a ZOS, evoluindo e melhorando a cada dia. Ainda somos parte da Bethesda.

Agradecemos a todos vocês que enviaram mensagens de suporte nesse período e apreciamos todos que apoiaram a equipe ao longo dos anos, sejam colegas desenvolvedores, nossos parceiros, ou nossos jogadores. Estou animado para criar o futuro do ESO e da ZOS com todos vocês.

-Jo Burba

Acabo minha carta com uma nota de despedida do Matt:
“Obrigado a todos (desenvolvedores e membros da comunidade) por tudo o que fizeram coletivamente pelo ESO, pela ZOS e pelo mundo dos jogos. O ESO é uma conquista sem igual, vai continuar e prosperar. E eu também estarei lá, vivendo em meu mundo virtual de fantasia favorito. Vejo vocês em Tamriel!”
- Matt Firor
*Como nosso antigo presidente, líder e amigo Robert Altman costumava dizer.
Community Manager for ZeniMax Online Studio and Elder Scrolls OnlineDev Tracker | Service Alerts | ESO Twitter
Staff Post
Sign In or Register to comment.