Leiam a carta para a comunidade do ESO escrita pelo novo Studio Head da ZeniMax Online Studios, Jo Burba.
Após 20 anos na indústria de jogos e 13 anos na ZOS, eu me sinto humilde e honrado por liderar nossa equipe incrivelmente talentosa e dar continuidade ao nosso trabalho em The Elder Scrolls Online. Tive a sorte de aprender muitas lições importantes ao herdar minha posição do Matt Firor, nessa constante jornada no mundo dos MMOs, tanto sobre liderança quanto sobre manter nossa longa relação com a #ESOFam.
Antes de compartilhar mais sobre quem eu sou, permitam que eu garanta a vocês, a comunidade do ESO, que o jogo não vai sofrer nenhum impacto negativo, e que o estúdio vai seguir trabalhando duro em novos recursos, aventuras e melhorias. Dissemos que há grandes mudanças no horizonte para o mundo de Tamriel, e isso não mudou. Falaremos mais sobre isso em breve.
Durante sua despedida, o Matt me disse: “O sucesso do ESO se deve a duas equipes: a equipe da ZOS e a comunidade do ESO. O jogo não existiria sem elas. Eles, [os jogadores], são o coração desse jogo e nós, desenvolvedores, jamais devemos nos esquecer disso”.
Na verdade eu passei os primeiros cinco anos da minha carreira lidando com a parte da Comunidade, primeiro em City of Heroes e depois em Tabula Rasa, ambos na NCSoft. Depois disso, fui para a parte de produção, aprendendo sobre a arte e o ofício cotidianos do desenvolvimento, antes de chegar à ZOS. Para aqueles que estão por aqui desde o beta, talvez se lembrem que eu comecei minha jornada na ZOS como Director of Community, e tive a sorte de contratar tanto Jessica Folsom quanto Gina Bruno lá no início da nossa busca por aproximar desenvolvedores e jogadores.
Quando a ZOS se aproximou do lançamento para PC do ESO, gerenciei o programa beta e fiz a transição para o cargo de Live Services Director, uma posição menos visível para a comunidade, mas na qual vocês sempre estiveram no topo das minhas prioridades. Meu papel era liderar as equipes que garantiam que o jogo continuava funcionando e sendo atualizado para vocês. Esse cargo também me colocou na intersecção entre o desenvolvimento e as equipes incríveis da Bethesda, dentre elas as de comunidade, marketing, finanças, infraestrutura, operações e gerenciamento e suporte de equipes internas, sempre trabalhando de perto com o Matt.
As bases que aprendemos ao longo dos anos não mudaram. Estes valores são as estrelas que nos guiam em tempos difíceis:
- As pessoas em primeiro lugar, sempre com a cabeça no jogo.
- Temos que fazer curvas quadradas*: a integridade é nossa guia em tudo que fazemos.
- Todos pegam junto quando a tempestade chegar, e ela sempre vai chegar.
- Reconhecer nossos erros e corrigi-los com rapidez.
- Melhorar um pouquinho todos os dias estando abertos a feedback e focados em aprender.
- Todos têm um lugar no nosso estúdio e nos nossos mundos.
Sobre o futuro, a perda recente de nossos colegas teve repercussões dolorosas por todo o estúdio. No momento, estamos todos trabalhando juntos e focados em aprender. Enquanto refletimos, o ESO é a nossa prioridade. Nossos parceiros da Bethesda e da Xbox acreditam, assim como eu, que o ESO, como outros MMOs que continuam recebendo atualizações para seus mundos depois de 10, 20, e até mais de 30 anos, é um lar a longo prazo para os nossos jogadores. Quando adicionamos essa visão de durabilidade de mais de 30 anos para nossa lista de estrelas que nos guiam, nos sentimos ancorados e com um propósito claro, mesmo quando as tempestades chegam. Ainda nos atemos aos nossos valores. Seguimos construindo o ESO com vocês e para vocês. Ainda somos a ZOS, evoluindo e melhorando a cada dia. Ainda somos parte da Bethesda.
Agradecemos a todos vocês que enviaram mensagens de suporte nesse período e apreciamos todos que apoiaram a equipe ao longo dos anos, sejam colegas desenvolvedores, nossos parceiros, ou nossos jogadores. Estou animado para criar o futuro do ESO e da ZOS com todos vocês.
-Jo Burba
Acabo minha carta com uma nota de despedida do Matt:
“Obrigado a todos (desenvolvedores e membros da comunidade) por tudo o que fizeram coletivamente pelo ESO, pela ZOS e pelo mundo dos jogos. O ESO é uma conquista sem igual, vai continuar e prosperar. E eu também estarei lá, vivendo em meu mundo virtual de fantasia favorito. Vejo vocês em Tamriel!”
- Matt Firor
*Como nosso antigo presidente, líder e amigo Robert Altman costumava dizer.
Community Manager for ZeniMax Online Studio and Elder Scrolls Online
Dev Tracker |
Service Alerts |
ESO Twitter