A seguir, apresentamos a primeira de duas partes de perguntas e respostas sobre PvP baseadas em questões dos fóruns oficiais de ESO e das comunidades de ESO no Reddit. Iniciaremos com perguntas e respostas completas sobre os *** de Cyrodiil Champions especificamente, e seguiremos com questões mais gerais sobre PvP em fevereiro. Também incentivamos todos a conferir o VOD da nossa transmissão de perguntas e respostas de Cyrodiil Champions aqui, caso ainda não tenham visto!P: Quais são os próximos passos depois dos *** de Cyrodiil Champions? Por exemplo, se o objetivo for aumentar ao máximo a população de jogadores e ele for atingido, o próximo passo seria adicionar mais habilidades à ficha de personagem e ver até onde ele aguenta? Como isso seria feito? Adicionando algumas habilidades de armas ou conjuntos, por exemplo? – kiheikat
R: O objetivo do teste é descobrir se a complexidade das habilidades é um problema-chave no que diz respeito ao desempenho. Já fizemos alguns *** levando várias outras coisas em consideração nos últimos anos (com e sem CP, conjuntos, cura em grupo, limite de população, limite de alvo, hardware...) e esse é o próximo passo nessa progressão.
Os resultados do teste determinarão nossos próximos passos, porém, de qualquer forma, o que colocamos no PTS hoje não está nem perto de ser um recurso completo. Aquilo em que escolhermos avançar precisará de muito trabalho para ser desenvolvido.
P: Quais servidores estarão disponíveis para a campanha de teste de Cyrodiil Champions de desempenho com duração de uma semana, no fim de março? Apenas PC/NA? Ou serão todos eles: PC/NA, PC/EU, XB/NA, XB/EU, PS/NA, PS/EU? – Ingenon
R: O teste de Cyrodiil Champions ocorrerá somente nos servidores de PC EU e NA, mas haverá uma campanha de Golden Pursuits em todos os servidores para que todo mundo possa participar em Cyrodiil e receber recompensas.
P: Por quanto tempo vocês pretendem testar Vengeance nos servidores? – katemedina666
R: O teste de Cyrodiil Champions ocorrerá por uma semana (7 dias) no total nos servidores de PC EU e NA.
P: Nós também veremos versões simplificadas de linhas de habilidade que não são de classe na campanha Vengeance? Tipo linhas de habilidade de armas, guilda ou da guerra das alianças? Seja na primeira semana do teste ou em outras etapas? – KappaccinoNation
R: Para esse teste, temos somente as habilidades que já estão no PTS. Vale lembrar que este é um teste e não um recurso que já está pronto. Se der tudo certo durante o teste, isso definirá nossos planos daqui para frente em relação a Cyrodiil. No entanto, quaisquer mudanças a Cyrodiil depois do teste exigirão MUITO trabalho para que se tornem recursos prontos.
P: Se a campanha Vengeance tiver sucesso e for bem recebida, vocês começarão a adicionar as Linhas de Habilidade de armas e da guerra das alianças em versões futuras? Talvez até torná-la uma campanha permanente? – RokuTheRed
R: Semelhante à resposta acima, gostaríamos de lembrar que isso é apenas um teste e que o recurso está longe ser completado. O que quer que criemos no futuro, com base nos resultados desse teste, exigirá uma quantidade enorme de trabalho até se tornar um recurso pronto.
P: Se a campanha Vengeance for bem-sucedida, quais medidas serão tomadas para garantir que nossos personagens ainda se pareçam nossos e não apenas modelos simplificados? Quanta personalização estará disponível no PvP? Habilidades de classe são ótimas, mas e habilidades de arma, de guilda e tudo mais? – IaminfactAToaster
R: Essa é uma excelente pergunta, e vimos muitas como ela, querendo saber o que virá após o teste. Apesar de entendermos que todos estão ansiosos para saber o que está por vir, não se esqueçam de que isso é apenas um teste, não um recurso pronto. Desabilitamos muitas coisas (inventário, progressão, cosméticos, Linhas de Habilidade além de classes, conjuntos de armadura: mudamos para atributos fixos de jogador, em vez dos derivados, desligamos missões, etc.) para fazer isso rápido e ver os resultados assim que possível.
O resultado do teste ajudará a decidir os próximos passos. Fiquem de olho!
P: Os *** de Cyrodiil, produzindo resultados bons ou ruins, impactarão outros conteúdos de PvP como Imperial City ou Battlegrounds? – ParalyzerT9
R: A equipe que está trabalhando em Cyrodiil Champions é a mesma que estaria desenvolvendo outros conteúdos de PvP, então o foco deles no momento está no teste em si. Qualquer coisa além disso depende dos resultados do teste.
P: Quais são os objetivos por trás do teste? Quero dizer, o que seria um teste bem-sucedido para vocês, desenvolvedores? Eu participarei porque adoro Cyrodiil e é o único motivo pelo qual eu jogo e invisto meu tempo e dinheiro no jogo. Que tipo de feedback vocês esperam que nós, participantes do teste, ofereçamos? – RepresentativeOk8793
R: Para recapitular os objetivos especificados na primeira resposta destas perguntas e respostas, o objetivo principal do teste de Cyrodiil Champions é descobrir se a complexidade das habilidades é um problema-chave no que diz respeito ao desempenho.
Durante o teste inicial de funcionalidade no PTS, estávamos buscando coisas como:
- Se os jogadores observaram alterações de personagens
- Se alguma habilidade estava sem efeitos especiais/sonoros ou não estava fazendo o que deveria de acordo com a descrição da habilidade
- Se houve algo de estranho no comportamento de poções ou armas de cerco
No teste atual, buscaremos feedback em coisas como:
- Se os jogadores conseguem entrar em batalhas de grande escala
- Se as batalhas de grande escala parecem estar melhores em termos de latência e qual é a impressão sobre o combate (se é responsivo ou não, divertido ou não etc.)
- O que vocês acharam das habilidades simplificadas
- Caso encontrem problemas de latência, queremos detalhes do que estavam fazendo, quais complementos estavam usando no momento, quando aconteceu etc.
P: Vocês têm alguma maneira de filtrar os comentários de pessoas que não participaram ou pouco participaram do teste? E só receber feedback de pessoas que de fato usam o PvP do jogo, não apenas jogadores de PvE que nunca jogaram nem jogarão em Cyrodiil porque não é esse o motivo de eles jogarem? Vocês conseguem distinguir entre essas pessoas e as pessoas que são afetadas diretamente pelo teste? – RepresentativeOk8793
R: Uma ótima pergunta, e algo que estamos levando em consideração. A intenção é que Cyrodiil atenda a todos, em todos os estilos de jogo e níveis de experiência, então queremos sim ouvir a opinião de todo mundo que participar do teste de Cyrodiil Champions. Estamos trabalhando com nossas equipes de negócios e pesquisa para criar uma enquete do teste. Planejamos enviá-la a todos que participarem no teste de Cyrodiil Champions, com base nos dados do jogo, logo após o fim do teste no PC EU e no PC NA.
P: Os meus jogadores manterão as habilidades raciais passivas ativas no teste da campanha Vengeance? – DontTreadonMe4
R: Não, as habilidades raciais passivas não estarão ativas durante o teste de Cyrodiil Champions (campanha Vengeance).
P: Muitos de nós não têm a melhor conexão de internet disponível, e conjuntos como Vicious Death e Plaguebreak encorajam os jogadores a usarem habilidades Ultimate, tudo de uma vez (principalmente em grupos), o que causa uma grande sobrecarga para o servidor e seguidamente resulta em quedas e travamentos. Qual é o processo para abordar o desempenho? – TenebraeUmrosus
R: Melhorar o desempenho do jogo e aumentar a população de jogadores são os objetivos do teste de Cyrodiil Champions. O cenário específico que você descreveu aqui é uma das muitas razões pelas quais desabilitamos certas coisas durante o teste e estamos limitando todos os personagens de jogadores a modelos simplificados e específicos para o teste. Quanto menos variáveis, melhor poderemos ver se é possível atingir nossos objetivos e, se possível, como prosseguir a partir daí.
P: Na campanha Vengeance, especificamente, não há Linha de Habilidade de armas nem da guerra da aliança. A classe Nightblade é a única no momento com acesso a Major Evasion. Sem proteção contra cerco e com a maioria das pessoas sem acesso a Major Evasion, o cerco vai ser muito opressor. Vocês têm alguma ideia para balancear o dano do cerco, já que defensores terão uma vantagem clara por serem capazes de aproveitar 600ap e causar mais de 30k de dano com quase nada de mitigação? Mesma pergunta para purificação, pois não haverá acesso a ela, já que, no momento, ela se encontra fora do ritual Templar. – Asleep_Masterpiece_6
R: Este é um teste, não um recurso completo. Estamos cientes das preocupações de balanceamento e não temos problema com o que está no PTS agora e o que estará disponível durante o próximo teste de 7 dias nos servidores PC EU e PC NA. Os dados que conseguirmos deste teste nos ajudarão a moldar o futuro de Cyrodiil, e avaliaremos o trabalho necessário a partir daí.
P: Os atributos dos personagens (magicka/stamina/health points) permanecerão selecionáveis pelos jogadores ou todos receberão a mesma coisa? – decairn
R: Para este teste, cada personagem terá uma ficha específica, e não há possibilidade de escolha de alocação de atributos.
P: As Mundus dos personagens estarão habilitadas ou desabilitadas durante o teste de Cyrodiil Champions? – decairn
R: Os benefícios das Mundus Stones estarão desabilitados durante o teste de Cyrodiil Champions, quando entrarem na campanha Vengeance.
P: Os CP de cada personagem poderão ser selecionados pelos jogadores durante o teste de Cyrodiil Champions, ou todo mundo receberá a mesma coisa? – decairn
R: O Champion System, assim como as vantagens ativas e passivas dele, ficará desabilitado durante o teste de Cyrodiil Champions, quando vocês entrarem na campanha Vengeance.
P: As comidas e poções estarão habilitadas e poderão ser usadas durante o teste de Cyrodiil Champions, ou ficarão desabilitadas? – decairn
R: Já que todos as fichas de personagem terão exatamente os mesmos valores de atributos na campanha Vengeance, a comida não será necessária. O inventário de vocês não os acompanhará durante o teste de Cyrodiil, por isso vocês não terão acesso à comida/bebida. Todos terão acesso a uma poção infinita de três atributos; a recarga usual de poções será aplicada.
P: A habilidade de aplicar veneno nas armas estará habilitada ou desabilitada durante o teste? – decairn
R: Os venenos estarão desabilitados durante a campanha Vengeance. Não forneceremos venenos aos participantes do teste (assim como comida), e vocês não poderão acessar o inventário durante o teste de Cyrodiil Champions.
P: O equipamento do teste de Cyrodiil Champions pode ser modificado pelos jogadores (características, encantamentos, transmutação, melhorias de qualidade)? Especificamente, podemos modificar encantamentos de arma, que modificam os efeitos dela? – decairn
R: Não, o teste de Cyrodiil Champions não permite mudar características, encantamentos ou transmutações. Todo mundo tem acesso às mesmas armas e itens como parte do modelo ao entrar na campanha Vengeance.
P: Durante o teste de Cyrodiil Champions, a gente vai poder mudar os espaços de lugar na barra à vontade? – decairn
R: Sim, todos receberão tipos de arma básicos, e os jogadores poderão alterná-las como quiserem.
P: Os conjuntos de itens aos quais teremos acesso durante o teste de Cyrodiil Champions vão seguir a classificação de leve, médio e pesado e proporcionar modificadores passivos e de atributo, ou nada disso vai fazer diferença? Mudar os equipamentos e conjuntos vai custar alguma moeda? Se sim, qual moeda? – decairn
R: Não, armaduras não proporcionarão nenhuma vantagem durante o teste de Cyrodiil Champions, então não há necessidade de trocar de conjunto. O atributo de armadura de todo mundo será o mesmo, independentemente da armadura, conjunto de itens ou tipo de armadura. A armadura também não é oferecida como parte do “kit” do teste de Cyrodiil Champions. Vocês entrarão no teste vestindo o que quer que seja que estiverem usando, mas os atributos não mudarão (vocês poderiam remover toda a armadura e ainda teriam o mesmo valor de armadura e atributos de personagem que estabelecemos para todos).
P: Muitas habilidades não relacionadas à classe são essenciais para as builds de jogadores atualmente e proporcionam acesso a coisas como major evasion, major expedition, siege shield, group major expedition, group heals (EV, RR, healing springs, BoR), etc. Qual é o plano para incluir ou excluir acesso a esses benefícios? Nem todas as classes possuem o mesmo tipo de acesso a tudo isso com as habilidades de classe, então há uma falta de equilíbrio a ser considerada, bem como uma possível falta de acesso. – decairn
R: Como mencionado anteriormente, neste teste o foco é ter um pequeno conjunto de habilidades que seja o mais simples e tenha o melhor desempenho possível. Escolhemos as classes para isso e compreendemos que não está perfeitamente equilibrado. Não vemos problema nisso para este teste curto.
Após o teste, e a depender dos resultados, determinaremos os próximos passos e os compartilharemos com todos. De qualquer forma, haverá muito mais trabalho a ser feito antes de quaisquer mudanças reais chegarem a Cyrodiil.
P: O dano das armas de cerco vai ser mudado para compensar a falta de acesso dos jogadores a habilidades de sobrevivência? – decairn
R: Não fizemos adaptações especiais ao dano das armas de cerco, mas imaginamos que elas causarão mais dano porque os personagens na campanha Vengeance não terão os modificadores que costumam ter em relação a dano que existem em outros contextos.
P: Há algum item novo para adquirir nos comerciantes da zona de PvP? Ou há mudanças na compra/uso/desgaste dos itens dos comerciantes, como Repair Kits, armas de cerco, poções, soul gems e conjuntos? – decairn
R: Todos os jogadores que participarem do teste de Cyrodiil Champions terão acesso a armas de cerco, soul gems e poções triplas infinitas durante a campanha Vengeance. As recargas aplicáveis persistem. As lojas e comerciantes de Cyrodiil estarão desabilitados durante o teste.
P: Complementos serão permitidos dentro da campanha durante o teste de Cyrodiil Champions? – decairn
R: Sim, complementos serão permitidos durante o teste de Cyrodiil Champions. Caso escolham utilizá-los, pedimos que estejam cientes de que este é um teste e os complementos podem não funcionar como de costume. Eles também podem prejudicar sua experiência no teste, e é importante ressaltar em todos os feedbacks se estão usando complementos e quais deles.
P: A interface de ESO para complementos será modificada para tornar novos dados disponíveis, a fim de não danificar complementos existentes que dependam de dados como id ou nome de habilidades? – decairn
R: Não haverá qualquer mudança de interface ou UI durante o teste de Cyrodiil Champions.
P: A intenção é levar as mudanças que podem resultar do teste de Cyrodiil Champions para outros tipos de PvP do jogo, como duelos, Battlegrounds e Imperial City? – decairn
R: Este teste é exclusivo de Cyrodiil, e diz respeito apenas a essa campanha específica. Após a campanha Vengeance ser desabilitada, tudo voltará ao normal.
Todos os planos futuros para Cyrodiil dependem dos resultados do teste.
P: Poderemos salvar uma build no arsenal durante o teste de Cyrodiil Champions? A última build utilizada é salva ao sair de Cyrodiil e recarregada na próxima vez que o jogador entrar? Ou uma build precisará ser refeita a cada vez que o jogador entrar em Cyrodiil durante o teste? – decairn
R: Não, as builds do arsenal estarão desabilitadas durante o teste de Cyrodiil Champions. Vocês não poderão acessar o arsenal durante a campanha Vengeance.
P: Os comerciantes de guilda nas fortalezas tomadas terão o equipamento de zona de PvP desabilitado durante o teste? – decairn
R: Os jogadores não poderão tomar fortalezas na campanha Vengeance durante o teste de Cyrodiil Champions, então não haverá comerciantes de guilda nas fortalezas.
P: Alguma mudança será feita ao Sneak durante o teste de Cyrodiil Champions? – Avran_Sylt
R: Não faremos nenhuma mudança no Sneak durante o teste de Cyrodiil Champions. Todas as ações básicas de combate (dodge, roll, jump, weapon swap, sneak, shield, bash etc.) funcionarão como de costume.
P: Cloak fará parte do kit de Nightblade no teste de Cyrodiil Champions? – Avran_Sylt
R: Sim, Nightblades terão acesso a Cloak durante o teste de Cyrodiil Champions, mas é uma versão específica dessa habilidade feita para o teste que possui um componente de cura e uma recarga (veja a imagem abaixo).
P: As Invisibility Potions e Detection Potions serão adicionadas à seleção de poções de uso infinito durante o teste de Cyrodiil Champions? Caso tenhamos acesso a
Detection Potions, elas manterão o raio atual de 45 m? – Avran_Sylt
R: Não, Invisibility Potions e Detection Potions não estarão disponíveis nem serão utilizáveis durante a campanha Vengeance. As únicas poções às quais os jogadores terão acesso durante o teste de Cyrodiil Champions serão poções triplas de uso ilimitado.
P: Vocês usarão os resultados deste teste E dos *** anteriores ou vão começar do zero? Vejo pessoas sugerindo *** de coisas que já foram analisadas. – Soraka
R: Apesar de o teste de Cyrodiil Champions ser novo, ele leva em consideração tudo que já testamos. Dados de *** já feitos ajudaram a definir o teste de Cyrodiil Champions, todos eles são conectados. Provavelmente não testaremos de novo o que já testamos anteriormente.
P: Qual é real a intenção de vocês com as fichas? É só realizar um teste com limitações ou uma possível repaginação de como o PvP funciona no jogo? (Apenas um teste VS. uma prévia do que está por vir.) – Soraka
R: Lembramos que este teste é justamente isso, apenas um teste. O que temos no PTS é o mínimo viável para validar o teste. Há muito trabalho a ser feito após o teste ser concluído e vermos os resultados; serão eles que definirão como seguiremos daqui para a frente.
P: Quais Linhas de Habilidade estarão disponíveis durante o período de teste? Linhas de Habilidade de classe são óbvias, mas podemos esperar por habilidades de arma, armadura e mundo? – Marto
R: Para este teste, usaremos apenas uma versão das Habilidades de Classe. Fizemos isso para que possamos realizar o teste logo e para reduzir a quantidade de trabalho potencialmente descartado caso ele falhe.
P: A equipe considerou que centenas de motifs e suas combinações, visuais de personagem e polymorphs podem ser responsáveis pelo desempenho ruim do PvP? Quero dizer, não sou programador, mas todas essas combinações diferentes devem ter um impacto mensurável no servidor.Me pergunto se valeria a pena uma campanha de teste em que todos os polymorphs e visuais estivessem desabilitados, e os personagens pudessem usar somente seus alliance styles ou algumas opções de roupas que tenham relação com sua aliança. – Finedaible
R: Sim, avaliamos o impacto dos cosméticos, e eles tendem a impactar mais significativamente o cliente, produzindo quase nada de impacto no servidor no que diz respeito ao combate (eles não costumam mudar com frequência e, quando mudam, é uma mensagem bem pequena).
O único objetivo deste teste são as habilidades e seu impacto no servidor.
P: Vocês desabilitarão as habilidades passivas do Emperor nos próximos ***? – Noreno
R: A passiva do Emperor ficará desabilitada durante o teste de Cyrodiil Champions. Os jogadores não poderão entrar na campanha Vengeance como Emperor (pois as passivas de Emperor estarão desabilitadas), não poderão ser coroados como Emperor durante o teste etc.
P: Os Ayleid Wells estarão disponíveis durante os ***? – Noreno
R: Sim, os Ayleid Wells estarão disponíveis durante o teste de Cyrodiil Champions, e sua funcionalidade não mudará.
P: O que acontecerá com as masmorras de Cyrodiil durante o teste de Cyrodiil Champions? Elas não seguirão as regras gerais de campanha? – Noreno
R: Os delves ainda estarão ativos, mas seguirão as mesmas regras que o resto de Cyrodiil. Ao entrarem neles, vocês permanecerão com sua versão de ficha de personagem da campanha Vengeance do teste de Cyrodiil Champions. A Imperial City e suas masmorras não fazem parte do teste de Cyrodiil Champions.
P: Vocês estão considerando mudar a descrição “scaling to max resource” em conjuntos e habilidades durante o teste de Cyrodiil Champions? – argonian37
R: Não, isso não se aplica ao escopo do teste de Cyrodiil Champions, já que os conjuntos de itens e todas as habilidades, exceto as habilidades de classe das fichas, estarão desabilitados durante a campanha Vengeance.
P: Vocês planejam reformular/modificar as armas de cerco e DPS durante o teste de Cyrodiil Champions, como habilitá-las a destruir qualquer construção? – argonian37
R: Não realizaremos nenhuma mudança às funcionalidades das armas de cerco ou DPS neste teste. Também não modificaremos o que é ou não é destrutível no futuro próximo, para este teste ou outros. As físicas de destrutíveis possuem impacto no desempenho do jogo, então por mais que gostaríamos de adicionar mais delas a Cyrodiil, não é algo que vamos considerar até o desempenho do jogo em Cyrodiil chegar onde queremos.
P: Vocês manterão as mesmas missões nas bases das alianças? – argonian37
R: Não, as missões estarão desabilitadas durante o teste de Cyrodiil Champions na campanha Vengeance.
P: As habilidades de classe simplificadas na nova campanha Vengeance não parecem ter morphs. Ao desenvolver essas Linhas de Habilidade, como a equipe considerou as builds de stamina e magicka? Como decidiram qual funcionalidade incorporar a cada habilidade simplificada? (Por exemplo, a Cloak de Nightblades pode ser modificada para fornecer invisibilidade ou cura; como vocês abordaram a criação de uma única habilidade “Cloak”?) – Ilsabet
R: Sim, não há morphs nas habilidades do teste de Cyrodiil Champions. Nós nos concentramos menos em qual tipo de build vocês possuem e mais em qual é o foco primário da habilidade, no seu âmago. Stonefist, por exemplo, agora é apenas um ataque de longo alcance e, em vez de atordoar após três golpes, ela possui a habilidade de interromper o inimigo, para manter sua natureza disruptiva. Esse também é o caso de Piercing Javelin: essa habilidade não causa mais dano, mas dá um coice gigantesco.
Tomamos essa decisão por causa do foco do teste ser o desempenho do jogo, além de ser uma tentativa de simplificar ou desabilitar muitos aspectos de Cyrodiil, a fim de determinar o que é possível a nível de desempenho. Assim que compreendermos o básico do que é possível, e dentro das medidas de desempenho aceitáveis, poderemos construir a partir desta base.