Maintenance for the week of December 30:
• PC/Mac: No maintenance – December 30

Carta do Studio Director: 2025 e além

ZOS_MattFiror
Sejam todos bem-vindos à comunidade do Elder Scrolls Online! Como o ano está acabando, vou tirar um tempo para compartilhar meus pensamentos sobre 2024. Também vou lançar um olhar para 2025 e para a evolução do ESO diante das necessidades em constante mudança da comunidade. 

Primeiro, algumas observações sobre 2024. Acho que digo isso todo ano, mas o conteúdo do ESO de 2024 esteve entre os meus favoritos. Adorei a vibe e a história de Gold Road, e, agora que consigo ver as casas dos outros pelo Home Tours, estou pensando seriamente em transformar a Merryvine Estate na minha casa principal (embora eu vá precisar de um ótimo motivo pra sair da Mournoth Keep...). Este ano me mostrou que continuamos criando conteúdos maravilhosos para todos os nossos jogadores. Terminamos 2024 com dois novos companheiros (no momento, estou me aventurando com o Zerith-var, embora ainda esteja no início da jornada com ele), com uns ajustes divertidos nos Battlegrounds e muito mais. Olho pra trás, vejo o conteúdo e as atualizações de 2024 e fico muito satisfeito com nossa história, conteúdos e atualizações de sistemas.

Foi sensacional passar um tempo ao vivo com os fãs em abril no nosso evento de aniversário de 10 anos em Amsterdã, e também foi ótimo ver os membros da equipe (infelizmente não pude ir) participando do ESO Tavern na Alemanha em julho. Ao longo do ano, tivemos muitos outros eventos regionais menores da comunidade, alguns pela primeira vez em seus respectivos territórios, onde os fãs puderam se conhecer e trocar histórias sobre o tempo que passaram juntos em Tamriel.

 E agora é hora de olhar pro futuro, o que constituirá a maior parte desta mensagem de fim de ano. A mudança é uma constante, especialmente nos jogos. A indústria de jogos muda, os hábitos dos jogadores mudam, jogos surgem e desaparecem. Aliás, a mudança tem sido constante desde o lançamento do ESO em 2014. Conseguimos nos manter atualizados, tomar decisões difíceis e fazer grandes mudanças quando era hora de fazê-las. Olhando pra trás, pra todas as mudanças que nos trouxeram até aqui, fica bem claro que, no geral, tomamos as decisões certas nos momentos certos pro nosso jogo. E agora estamos ansiosos pra 2025, pra ver o que podemos mudar pra que o ESO continue relevante, formidável e cativante. 

Desde 2017, lançamos conteúdos e sistemas incríveis todos os anos, mas sempre no mesmo cronograma. Nessa cadência anual, a equipe teve de manter o foco em prazos curtos – todo mês de junho – para que todo tipo de produção (sistemas, conteúdos, zonas, etc.) fosse concluído ao mesmo tempo, o que não nos deixou muito tempo pra experimentar ou pensar as coisas de forma diferente.

No final do ano passado, comentamos que reorganizaríamos algumas coisas. Nossos ciclos de produção são tão longos que começamos a planejar algumas dessas mudanças já naquela época. E é com orgulho que digo que, a partir de 2025, vocês presenciarão a implementação de novas ideias e modos de lançamento. 

Virando a página: Capítulos 
Temos tido muito sucesso com os robustos lançamentos anuais de Capítulos, desde o Morrowind em 2017 até o Gold Road há apenas seis meses. O design de zonas e de missões/conteúdo é a alma da série Elder Scrolls, como evidencia o nosso modelo de lançamento anual. Continuaremos criando muitas novas histórias, mas agora, chegando em 2025, temos que focar diferentes tipos de conteúdo para atender aos diferentes tipos de jogadores de ESO. Portanto, vamos deixar um pouco de lado os Capítulos e nos concentrar em novos formatos de conteúdo, bem como numa nova filosofia de lançamento. Mais informações abaixo.
Como 2025 será um ano de transição para novos conteúdos, o lançamento será com base em zonas – mas vocês terão que esperar até abril para saber os detalhes dessa mudança. Fiquem ligados!

Introduzindo as Temporadas  
Ao longo de 2025, faremos a transição para um modelo de conteúdos sazonais e deixaremos de lançar atualizações em massa uma vez ao ano, como foi com os Capítulos. Falaremos muito mais sobre isso no futuro, mas, em 2025, vocês verão temporadas nomeadas, de três ou seis meses de duração, que trarão uma mistura de histórias temáticas, eventos, itens de loja, masmorras e muito mais.  

O ano de 2025 será uma mistura de novo e antigo, à medida que a equipe de desenvolvimento começa a criar conteúdos menores. No entanto, ainda há alguns itens maiores – em desenvolvimento há mais de um ano – a serem lançados. 

Liberar os desenvolvedores da necessidade de aderir a um ciclo anual rigoroso significa que as equipes poderão lançar conteúdos quando estes estiverem prontos, ao longo do ano, em vez de trabalhar tendo em mente uma única data em junho. Com isso, poderemos focar numa gama maior de conteúdos, a serem distribuídos ao longo do ano. Isso é compatível com o novo modelo de Temporadas, e assim lançaremos conteúdos, atualizações, correções e sistemas de modo mais eficiente.

Um novo foco: mudanças e experimentos  
Ouvimos de vocês, da comunidade, que temos que experimentar mais, agitar as coisas, deixar de ser tão previsíveis. O jogo precisa de novos e diferentes tipos de conteúdo, e já é hora de implementar esses feedbacks de longa data. Já começamos a desenvolver algumas ideias a serem testadas em 2025. Esses sistemas e ideias serão claramente marcados como “experimentos” nas notas do patch, e são ideias que podem ou não ser transformadas em sistemas de jogo completos. Com nosso novo foco em conteúdos sazonais em vez de anuais, teremos tempo para fazer esses experimentos e alterações.

Aqui vão algumas ideias que estão no forno. Algumas entrarão como teste nos servidores ativos a partir de 2025, enquanto outras serão melhorias baseadas no feedback dos jogadores: 
  • Temos que rever seriamente o desempenho de Cyrodiil. Nosso (ambicioso) objetivo é restituir o mesmo nível de simultaneidade de 2014. Testaremos uma campanha em Cyrodiil, na qual todas as classes terão habilidades específicas de PvP (e de maior desempenho), substituindo as habilidades padrão dos jogadores, e assim esperamos acomodar mais jogadores por campanha.
  •  Aumento da dificuldade do combate padrão nas regiões livres do mapa.
  • Melhoria da sensação geral em combate por meio de animações, efeitos visuais e, possivelmente, efeitos de áudio.
  • Testar mais zonas semelhantes a Craglorn (embora não tão grandes em área ou escopo), criadas exclusivamente para conteúdos de grupos leves e de alto nível e com as mecânicas associadas de melhoria de equipamentos. 
  • Adicionar e refinar ferramentas para facilitar e melhorar a lógica de recrutamento, interação e gerenciamento de guildas. 
  • Temos muitas outras ideias aqui e, claro, queremos ouvi-los e apresentar novas ideias com base nos seus comentários. 

Foco nas experiências dos usuários novos e antigos 
Já passou da hora de abordarmos a experiência dos usuários novos e antigos de ESO. O jogo já ficou tão grande que precisamos refinar a experiência dos recém-chegados. Nosso objetivo é evitar que os novos jogadores se sintam sobrecarregados pelas dezenas de opções de conteúdo assim que entram no mundo. Em vez disso, queremos dar a eles as orientações necessárias pra que aproveitem o jogo antes de abri-lo a todas as possibilidades.

Além disso, há milhões de jogadores que voltam ao jogo todos os anos depois de um hiato de meses ou anos, e muitas vezes ficam perdidos quanto ao que devem fazer. Temos que melhorar isso indicando claramente no mapa e nas áreas de missões/informações da interface: onde o usuário estava quando saiu, o que foi adicionado desde então e onde ele pode encontrar conteúdos a seu gosto. 

Aqui vão apenas algumas ideias de melhoria da experiência de usuários novos e antigos. Algumas serão lançadas em 2025, outras depois:  
  • Um novo patcher, com visuais e desempenho melhorados (somente PC). 
  • Retorno à área original de tutorial da Wailing Prison para todos os novos jogadores. Isso já foi lançado, mas receberá ajustes regularmente para uma melhor experiência. 
  • Melhoria visual das zonas do jogo base, por meio de texturas e recursos artísticos atualizados, começando pelas “ilhas iniciais”. Essas melhorias devem começar a aparecer em março de 2025. 
  • Não mostrar aos novos jogadores os pinos da bússola da missão do prólogo ou da missão do Capítulo. Ainda não se sabe o que Stuga achará disso.
  • Melhorar a interface de usuário do jogo para PC, que há muito tempo precisa de uma repaginada no visual.
  • Outros sistemas de mapa e de interface de usuário (ainda em fase de projeto/ideia) para facilitar o retorno ao jogo e permitir que o usuário volte logo à ação. 

Continuar contando ótimas histórias
Podem ficar tranquilos que, mesmo com as mudanças no nosso modelo de lançamento de conteúdos, não deixaremos de criar novas missões – mas o faremos de um jeito diferente. Como o nosso foco não será acrescentar novos territórios gigantescos (embora esteja previsto fazê-lo de vez em quando), usaremos zonas e áreas já existentes para contar novas histórias. Isso inclui:
  • Dar continuidade às histórias em zonas e enredos já existentes e resgatar personagens conhecidos. 
  • Novas histórias com foco em organizações características de Elder Scrolls, como a Dark Brotherhood, a Thieves Guild, a Fighters Guild e a Mages Guild.
  • Dividir zonas grandes em várias atualizações.

Ao embarcar nessas mudanças, queremos dar aos desenvolvedores espaço para encontrar um novo ritmo que abranja não só novos conteúdos e sistemas, mas também o feedback da comunidade, a correção de problemas e o acréscimo de missões e atividades a zonas e histórias existentes. Será menos regular do que o antigo ritmo anual, então se preparem para ver lançamentos de Temporada e anúncios de novos conteúdos, sistemas e *** ao longo do ano todo – não necessariamente só em janeiro, como ocorre desde 2017. 
Falando nisso, fica o aviso: nosso próximo grande evento de anúncio será em abril de 2025, quando apresentaremos nossa primeira Temporada. Daremos muito mais informações durante o anúncio, mas isso vocês terão que esperar. Teremos ainda uma atualização de conteúdo em março de 2025 (no PTS, em janeiro, como de praxe), e daremos mais detalhes no início do ano que vem.

A esta altura, vocês já sabem que não faremos um evento para a comunidade norte-americana em 2025, como originalmente previsto. Foi uma decisão difícil, mas, como demonstram as mudanças de planos e desenvolvimento listadas aqui, este ano temos que nos concentrar no jogo em si. Dito isso, esperamos vê-los nos muitos eventos locais por aí, então fiquem atentos aos anúncios e detalhes relacionados. 

Por fim, ficam os meus agradecimentos a todos. Muito obrigado por fazerem parte desta comunidade maravilhosa que compõe este incrível mundo virtual online. Como eu já disse muitas vezes: não estaríamos aqui sem vocês. Vocês encararam muitas mudanças ao longo dos anos e nos deram feedbacks inestimáveis que ajudaram a guiar nossas decisões desde o início do nosso programa beta, lá em 2013. 

Boas festas a todos, e a gente se vê em Tamriel!

Matt 
Edited by ZOS_MattFiror on December 17, 2024 3:20PM
Matt Firor
Studio Director, ZeniMax Online Studios
Staff Post
Sign In or Register to comment.