The Gold Road Chapter – which includes the Scribing system – and Update 42 is now available to test on the PTS! You can read the latest patch notes here: https://forums.elderscrollsonline.com/en/discussion/656454/

Carta do Studio Director: retrospectiva de 2022 e o futuro de ESO

ZOS_Kevin
ZOS_Kevin
Community Manager
jf9f2kckwfhi.jpg

Leiam uma carta em que o Studio Director da ZeniMax Online Studios, Matt Firor, discute outro grande ano para The Elder Scrolls Online e seu futuro.

2022 está chegando ao fim, então é hora de falar um pouco sobre o estado atual de ESO e as novidades que o jogo receberá no ano que vem. Em 2023, ESO terá um capítulo incrível e faremos algumas mudanças bastante requisitadas no tipo de conteúdo que oferecemos, com base principalmente no feedback da comunidade.

Mas antes de entrarmos em detalhes, este ano termina com o encerramento da história de Legacy of the Bretons. Foi um grande prazer receber milhões de jogadores novos ao longo de 2022, que puderam aproveitar as duas novas opções de idioma: espanhol e chinês simplificado. Em agosto, retomaremos nossos eventos presenciais ao vivo com mais uma divertida ESO Tavern na Alemanha. Foi um ano incrível do início ao fim, especialmente por termos voltado a viajar e a ver todos vocês pessoalmente!

Também é preciso reconhecer os problemas da Atualização 36, que saiu em novembro. Ela causou bugs e erros demais, e nossa equipe está até agora empenhada em identificar e resolver problemas de bloqueio em combate. Acreditem: nós levamos essa questão tão a sério quanto vocês, e faremos ajustes nas diretrizes da equipe de desenvolvimento para garantir que problemas desse tipo sejam muito menos frequentes. Com uma base de dados do tamanho da nossa (26 milhões de linhas de código...!), é difícil ser 100% eficiente, mas sabemos que podemos melhorar muito.

O futuro de ESO
De maneira geral, o conteúdo de ESO se divide em dois tipos: o narrativo, que inclui missões, histórias e outras experiências vividas uma vez por personagem; e o sistemático, que inclui atividades repetíveis como masmorras PvP, Trials, moradias, crafting writs diários, etc. Nós sempre oferecemos uma mistura desses dois tipos, mas o tempo de desenvolvimento dedicado à criação de conteúdo narrativo é consideravelmente maior.

Como falei acima, a principal novidade para 2023 é que, com base em grande parte no feedback dos jogadores, chegou a hora de reavaliarmos o equilíbrio entre conteúdo narrativo “com início, meio e fim” e atividades de jogo repetíveis.

ESO é um jogo gigantesco, com uma quantidade impressionante de zonas, missões e sistemas. Desde 2015, foram adicionadas aproximadamente 40 horas de conteúdo narrativo POR ANO, além de diversas masmorras e sistemas novos, como One Tamriel, furtos, assassinatos, companheiros, Tales of Tribute, antiguidades, crafting writs, moradias, personalizações visuais, arenas solo e em grupo, o modo PvP Battlegrounds e muito mais.

Agora que temos centenas (e centenas!) de horas de missões, o suficiente para abarcar quatro ou cinco RPGs usuais, é comum nossos jogadores novos se sentirem intimidados por essa enorme quantidade de zonas, histórias e personagens. Nossos jogadores veteranos, por sua vez, frequentemente nos pedem mais conteúdo permanente; conteúdo que possa ser jogado ao longo de anos, que utilize nossas zonas já existentes para adicionar coisas novas para fazer e, acima de tudo, que implemente novos jeitos de jogar.

Planos para 2023
Por conta de tudo isso, nosso modelo de aventura anual, que conta uma história coesa ao longo de 12 meses e estreou com a Temporada do Dragão em 2019, será aposentado em 2023. Assim, abriremos espaço para tipos de conteúdo novos e interessantes que já queríamos implementar há vários anos, e poderemos retornar a um modelo de arcos narrativos maiores, desenrolados ao longo de vários capítulos. As aventuras anuais foram um grande sucesso que trouxe imensa notoriedade a ESO, mas também se tornaram uma limitação criativa para nós depois desses quatro anos seguidos.

Sendo assim, esta é a nossa programação de conteúdo para 2023. A primeira metade do ano segue nosso padrão usual, mas a segunda metade traz duas atualizações: uma dedicada a correções e melhorias de qualidade de vida e outra focada em um sistema novo e robusto.
  • 1º trimestre: DLC de masmorra.
  • 2º trimestre: capítulo inteiro em junho. Em 2023, o novo capítulo de ESO será uma história completa e disponível do início ao fim, não mais uma narrativa fragmentada com o final reservado para o fim do ano. Isso nos permitirá retornar a um modelo de capítulos maiores e mais detalhados. Estamos MUITO animados com o capítulo do ano que vem, então não percam o Evento de Anúncio Mundial em janeiro para saber mais detalhes. Por ora, só digo que ele fará parte de um arco narrativo de vários anos e que implementará um dos recursos mais pedidos pela comunidade.
  • 3º trimestre: foco em melhorias de qualidade de vida e correções de bugs.
  • 4º trimestre: em vez do DLC de zona usual, lançaremos um sistema novo. Ele ainda está na etapa de conceito e design, mas revelaremos mais detalhes no Evento de Anúncio Mundial no início do ano que vem.

Avaliando a evolução de ESO de 2014 para cá, não foram poucas as vezes que fizemos mudanças para tentar coisas novas ou melhorar a experiência de jogo. Dessa vez, não será diferente: avaliaremos a recepção desse novo modelo tanto pela equipe quanto pela comunidade e o ajustaremos conforme necessário.

Hardware e servidores
Estamos nas etapas finais de um processo de aprimoramento e substituição de todo o hardware do centro de dados de ESO que foi consideravelmente atrasado devido à escassez global de componentes. Quando terminarmos, a infraestrutura e os servidores de ESO ficarão muito mais estáveis e, com base no que vimos no único Realm já aprimorado (PC, América do Norte), haverá melhorias de desempenho também.

Praticamente todo o hardware será entregue até dezembro, depois precisaremos de mais ou menos um mês para instalar e testar tudo antes de fazermos a transferência para a nova infraestrutura. Ressaltamos que priorizaremos os três Realms do centro de dados da Europa primeiro, depois retornaremos para finalizar a transferência dos Realms de Xbox e PlayStation da América do Norte. Entendemos e compartilhamos da frustração de vocês com essa demora, mas a espera logo chegará ao fim para todos os jogadores, provavelmente no fim de fevereiro ou em março de 2023.

Também seguimos trabalhando para implementar a execução encadeada que melhorará o desempenho geral dos servidores, conforme anunciamos há cerca de um mês. Como já dissemos, essas mudanças serão lançadas ao longo de 2023, a começar pelo capítulo no segundo trimestre, e manteremos todos informados através das notas dos próximos patches.

Eventos presenciais de ESO em 2023
Nós passamos anos sonhando em realizar um grande evento presencial com os fãs de ESO na América do Norte, então é um prazer anunciar que isso enfim se tornará realidade na primeira metade do ano em algum lugar dos Estados Unidos. Divulgaremos todos os detalhes futuramente, mas já adianto que dará para jogar o capítulo novo, haverá sessões com as equipes de desenvolvimento e da comunidade, e será uma ótima oportunidade para jogadores de ESO se divertirem juntos. Estamos animados para conhecer nossos fãs norte-americanos pessoalmente! E, claro, veremos nossa comunidade europeia novamente em agosto, na Gamescom (mais detalhes em breve também).

Como podem ver, temos grandes planos para o futuro de ESO e não vemos a hora de falar um pouco mais sobre o que chegará a Tamriel em 2023 e além. Como sempre, agradeço de coração toda a contribuição que a comunidade de ESO faz para a evolução constante de The Elder Scrolls Online. A paixão que vocês têm pelo jogo, por esse mundo e essas histórias que criamos, é extremamente motivadora para nós como desenvolvedores, e temos absoluta certeza de que Tamriel e a Segunda Era não seriam os mesmos sem os personagens, as comunidades e, sim, o feedback de vocês. Que venha mais um ano de emoções em The Elder Scrolls Online, e a gente se vê em Tamriel!
Edited by ZOS_Kevin on December 12, 2022 5:12PM
Community Manager for ZeniMax Online Studio and Elder Scrolls OnlineDev Tracker | Service Alerts | ESO Twitter
Staff Post
This discussion has been closed.